O stick adapta-se ao atleta

A AZEMAD levou a cabo o desenvolvimento de um novo conceito de stick para o hóquei em patins. O equipamento que combina madeira e materiais compósitos de alto desempenho, é adaptável às características do atleta

A evolução do stick sempre esteve limitada, pelas imperfeições naturais que caracterizam a madeira, bem como factores externos como a humidade, o excesso de força exercida ou o seu uso incorrecto, levando assim à degradação das suas propriedades afectando a performance do atleta.

Com o objectivo de minimizar as condicionantes referidas, a AZEMAD e o INEGI criam um novo conceito de stick, associando dois materiais diferentes: um cabo em material compósito (fibra de carbono) e uma pá em madeira. Esta solução híbrida permite imitar as propriedades da madeira, e simultaneamente facilitar o ajuste das mesmas.

Esta solução permite uma redução de peso e aumento da rigidez, obtendo-se uma produção de sticks mais uniformes.

O stick adapta-se ao atleta

Destaca-se a evolução no sentido da adaptação do stick às características e preferências do atleta. “Por exemplo, se o jogador preferir um stick com uma rigidez diferente da habitual, o processo e materiais aplicados permitem controlar este tipo de variável, oferecendo uma dinâmica de jogo diferente”, explica Joana Machado, responsável pelo projecto no INEGI.

O contributo do INEGI para o desenvolvimento do produto e do seu processo de fabrico, permitiu chegar à solução agora apresentada.

A caracterização das propriedades mecânicas, em condições estáticas e dinâmicas, foi realizada com recurso a equipamentos únicos no mercado, alguns deles já existentes na AZEMAD em resultado de projectos anteriores com o INEGI.

Liga-te

Junta-te à #TeamAZEMAD e sê o primeiro a saber sobre as nossas ofertas, últimas novidades e eventos. Subscreve a nossa newsletter.

Obrigado, bem vindo à equipa!

Ocorreu algum erro. Por favor, tente de novo.
Se o problema se mantiver envie-nos um email com o seu assunto para sport@azemad.com