Campus Guarda-Redes 2022

55 jovens vivem a experiência única de treinar num grupo profissional de Guarda-Redes de Alta Performance de Hóquei em Patins, em Oliveira de Azeméis!

É importante garantir o futuro dos mais jovens no Hóquei em Patins. Criar oportunidades para os mais novos é assumir o compromisso de continuidade de uma geração apaixonada por esta modalidade.

 

O Campus Guarda Redes, uma iniciativa que visa ensinar, treinar e apoiar os mais jovens nas técnicas de guarda-redes de hóquei em patins, decorreu do dia 4 a 9 de julho, em Oliveira de Azeméis. Esta foi uma excelente forma de aproveitar as férias escolares para os mais novos desenvolverem as suas capacidades técnicas e motoras, direcionadas ao Hóquei em Patins.

 

O Campus Guarda Redes, juntamente com a Azemad e a Escola Livre de Azeméis, organizaram um conjunto de atividades, cujo principal objetivo era potenciar as competências técnicas de jovens que ambicionam ser Guarda Redes de Hóquei em Patins. Desde treinos técnicos a treinos táticos e cognitivos, o Campo de Férias para Guarda Redes proporcionou uma grande diversidade de atividades e animação ao longo de 6 dias.

 

A adesão foi além do esperado, contando com a participação de 55 jovens. A paixão e a motivação foram as palavras de ordem nestes dias, sobretudo pela experiência única de treinar num grupo profissional de Guarda-Redes de Alta Performance de Hóquei em Patins.

 

O evento contou com a participação especial e coordenação dos atuais campeões nacionais, Xavi Malián, Tiago Rodrigues e Iván Jacquierz, jogadores e treinador de Guarda Redes do Futebol Clube do Porto.

Campus Guarda Redes: Monitores e jovens atletas no Pavilhão da Escola Livre

Monitores/treinadores:

 

· Iván Jacquierz

Iván Jaquierz, atual treinador de Guarda Redes e “scouter” do Futebol Clube do Porto, esteve na coordenação do Campus Guarda Redes, em Oliveira de Azeméis.

Jaquierz é detentor do curso superior de treinador nacional, emitido pela Federação Espanhola de Patinagem. Além disso, possui várias formações na área do treino desportivo mental, psicologia e análise do Hóquei em Patins. Entre 2016 e 2018, foi o responsável pelo treino de guarda redes das seleções principais da Argentina. Em 2019, iniciou o projeto como “scouter” e treinador de guarda redes das seleções espanholas.

Foi ainda, treinador principal da equipa sénior do Club Huracán e treinador de guarda redes no HC Palau, onde se sagrou campeão na OK Liga e conquistou a europeia Taça da Liga Feminina.

O internacional argentino trabalha de perto com Xavi Malián e Tiago Rodrigues, ambos também presentes neste Campus.

 

· Xavi Malián

Xavi Malián é guarda redes do Futebol Clube do Porto, atual campeão nacional.

O atleta espanhol jogou no CP Cerdera e esteve nove épocas no Liceo. Foi campeão europeu e mundial pela seleção de Espanha.

Malián esteve presente no Campus Guarda-Redes para ensinar e motivar jovens.

 

· Tiago Rodrigues

Tiago Rodrigues é português e iniciou a sua carreira no HC Cambra. Percorreu os escalões de formação da Oliveirense e representou a Sanjoanense, ajudando a equipa a vencer a segunda divisão do campeonato nacional de hóquei em patins.

Capitão da seleção nacional de sub-20, Tiago tem já um excelente currículo nos escalões jovens da seleção de Portugal: bicampeão mundial de Sub-20 (2015 e 2017),campeão europeu de Sub-17 (2013) e de Sub-20 (2016).

Atualmente faz equipa com Xavi Malián no Futebol Clube do Porto.

 

· Martin Rodriguez

Martin Rodriguez iniciou a sua carreira no HC Liceo, mas foi no CP Cerdera que se estreou na OK Liga. Passou também pelo CP Alcobendas, mas voltou ao Liceo em2017 onde se mantém até ao momento.

Martin Rodriguez esteve presente no Campus Guarda Redes para treinar os jovens promissores.

  

· Sandra Coelho

Sandra Coelho é a atual guarda redes do Club Patí Vila-Sana. Passou pelo Vilafranquense, Turquel, Caco e Benfica. Foi pelo Benfica que conseguiu vários títulos como quatro Supertaças, quatro campeonatos nacionais, quatro Taças dePortugal e campeã europeia sub-18 por Portugal.

 

· Caro Correa

É a atual guarda redes da Selección Colombia e do Clube CENAP, também esteve presente no Campus Guarda Redes para ajudar jovens a aprimorar as suas qualidades técnicas.

Caro Correa já soma algumas vitórias e conquistas de assinalar: ganhou a Copa de la Reina e ficou no primeiro lugar do grupo B dos Roller Games, em 2019. Participou em vários campeonatos do mundo, tendo conseguido em 2018, o terceiro lugar no Pan-americano Bogotá/Colômbia, e o segundo lugar no Pan-americano Florida/USA, em 2021.

· Joel Palmerola

Joel Palmerola é jogador do A.L. Ergué-Gaberic e também deu o seu contributo no Campo de Férias para Guarda Redes.

 

· Tiago Almeida

Tiago Almeida tem feito o seu percurso no A.D. Sanjoanense. Foi considerado dos jogadores em maior evidência na formação de S. João da Madeira e um dos seus melhores marcadores, na época que passou.

É também, portanto, um exemplo para os mais jovens que sonham ser jogadores de Hóquei em Patins.

 

Atividades

 A organização do evento preparou um diverso conjunto de atividades para os jovens se divertirem, aprenderem e melhorarem as suas qualidades técnicas, sociais, motoras e cognitivas.

Assim, para além dos treinos técnicos, táticos e cognitivos direcionados para a vertente do Hóquei em Patins, os jovens ainda tiveram a oportunidade fazer competições 3x3, visitas guiadas, brincar à caça ao tesouro e nadar na piscina.

Também tiveram direito a jogar futebol, voleibol, basquetebol e andebol.

Uma semana repleta de animação, com atividades de manhã e à tarde.

 

Instalações

O Campo de Férias para Guarda Redes teve lugar no pavilhão da Escola Livre de de Azeméis, onde decorreram praticamente todas as atividades.

A par disto, os jovens ficaram alojados na Escola Secundária Soares de Basto, em Oliveira de Azeméis, onde a Azemad teve como participação o fabrico de camas para pernoitarem. A escola tem condições fantásticas, incluindo um campo de futebol, campo de basquetebol, campo de voleibol e sala de jogos.

A animação e o convívio entre os participações não faltou!

 

 

 

Liga-te

Junta-te à #TeamAZEMAD e sê o primeiro a saber sobre as nossas ofertas, últimas novidades e eventos. Subscreve a nossa newsletter.

Obrigado, bem vindo à equipa!

Ocorreu algum erro. Por favor, tente de novo.
Se o problema se mantiver envie-nos um email com o seu assunto para sport@azemad.com